Defesa das Apae's


APAE’s são defendidas por André Moura
O deputado federal André Moura, líder do PSC na Câmara dos Deputados discursou nesta quinta-feira, 10, na defesa da importância das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs, que representam o 2º maior movimento do mundo e o 1º da América Latina que trabalham em prol dos portadores de necessidades especiais.Segundo André Moura a maior preocupação dos membros das APAE’s é com o relatório do deputado federal Ângelo Vanhoni, relator da Comissão Especial que analisa o Plano Nacional de Educação, decênio 2011 - 2020. Todas as Federações das APAES do Brasil estão enviando esse email e ligando para os gabinetes solicitando apoio para votação favorável ao Destaque 38, para manter expresso no texto da Lei a manutenção das escolas especiais. O texto foi incorporado pelo Relator ao Substitutivo 1, mas suprimido no Substitutivo 2.A Meta 4 diz o seguinte: Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino, garantindo o atendimento educacional em classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou comunitários, sempre que em função das condições específicas dos alunos não for possível sua integração nas classes comuns.“A Federação das APAES de Sergipe, em nome de todas as APAES Lagarto, Aracaju, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto, fazendo coro com todas as APAE’s do Brasil, solicita desta casa para manter expresso no texto da Lei a manutenção das escolas especiais”, destacou André.

andré moura
biografia sobre a vida politica de andré moura
O deputado federal André Luiz Dantas Ferreira – André Moura – iniciou cedo sua vida na política. Antes de se tornar prefeito e deputado trilhou um caminho promissor, numa mistura que compartilhou padrinhos experientes, vocação e atributos pessoais.
Foi em 1990 que André começou a tomar gosto e dar vazão à vocação política. Aos 18 anos de idade, no ano de 1990, André trabalhou diretamente com a então primeira dama do Estado de Sergipe e secretária da Ação Social, Maria do Carmo Alves. André Moura trabalhou na assessoria por quase dois anos e acumulou diversos aprendizados.
No mesmo ano, André Moura participou ativamente da eleição de Reinaldo Moura a deputado estadual, coordenou o comitê distribuindo tarefas e serviços e aprendeu a lidar com campanha política.
Em 1992, já ao lado do pai e então deputado estadual Reinaldo Moura, André foi nomeado chefe de Gabinete da Liderança do Governo na Assembléia Legislativa, vindo no ano seguinte a ocupar a mesma função, só que desta vez junto à presidência da Casa Legislativa, à época dirigida por Reinaldo.
Em 1992 foi mais adiante. Coordenou diretamente toda a campanha do então candidato a prefeito de Aracaju, Reinaldo Moura e fez dela sua grande escola. Dois anos mais tarde, assumiu sozinho toda a campanha de reeleição de Reinaldo, montando um comitê estadual tendo por base o município de Pirambu.

Família
André Moura é filho de Reinaldo Moura (conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Sergipe) e Lila Moura (ex-deputada estadual), se casou no dia 10 de dezembro de 1993, com Lara Adriana Veiga Barreto Ferreira, desta união nasceram Yandra Barreto Ferreira (16) e Yago José Barreto Ferreira (11).

Eleição em Pirambu
Sua desenvoltura e seus serviços geraram-lhe apegos populares no município, aproximando-se de lideranças, pessoas do povo e políticos. Embora pensasse inicialmente em ser candidato a vereador por Aracaju, onde nasceu, André foi convencido a trilhar outro caminho: ser prefeito de Pirambu.
A partir de 1995, começou os trabalhos com perspectivas de sua candidatura à Prefeitura de Pirambu. Na primeira disputa ganhou apertado: apenas com uma diferença de 92 votos para seu opositor. Exerceu o mandato de prefeito de 1997 a 2000, no Partido da Frente Liberal (PFL).
Na segunda eleição, de 2001 a 2004, consolidou-se como político. Obteve na reeleição cerca de 86,9% dos votos válidos, a maior votação de um prefeito sergipano à época, e a 2ª maior do Brasil em termos proporcionais. No período em que foi prefeito, também acumulou as funções de vice-presidente da Associação dos Prefeitos da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (02 anos) e na presidência (03 anos).

Secretário de Estado

Já em 2005, atendendo convite formulado pelo então governador João Alves Filho, desempenhou função importante dentro do governo estadual. Foi nomeado Secretário de Estado de Serviços Públicos Metropolitano, passando a desenvolver atividades nos municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristóvão). Ocupou o cargo durante um ano e dois meses.

Deputado Estadual

No ano seguinte, 2006, André Moura fez seu primeiro grande teste a nível estadual. Além de herdar a vocação política do pai, Reinaldo Mora, André passou bem no teste das urnas. Eleito com uma votação expressiva – 38.800 votos pelo Partido Social Cristão (PSC), – foi o parlamentar mais votado da história de Sergipe no parlamento estadual. Quebrou outra escrita. Foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, cargo jamais ocupado por um parlamentar de primeiro mandato. Em 2008, foi reeleito na Mesa Diretora da AL/SE para a mesma função onde permaneceu até a eleição seguinte em 2010, quando foi eleito deputado federal pelo Estado de Sergipe.

Deputado Federal

Em 2010, deu um passo muito importante em sua trajetória política, elegendo-se deputado federal com 83.641 votos. Esta é mais uma prova de confiança e crédito que o povo sergipano concede a André Moura. Que como ele costuma dizer: “São os amigos que acreditam no trabalho de quem tem respeito à decisão do povo”. Desta forma, André aumenta o legado da tradicional família Moura, se tornando deputado federal.

Líder do PSC

André Moura agora é líder do Partido Social Cristão – PSC (biênio 2012-2013) na Câmara dos Deputados, a bancada é composta por 17 deputados. O líder encaminha e representa a todos através do voto de liderança, dentre outras atribuições, como: votações em plenário, comissões, deliberações sobre a pauta de matérias que serão apreciadas nas sessões. Ele também representa a bancada do PSC, como membro efetivo em reuniões do Conselho Político da Presidência da República.


Qual sua opinião a respeito do post? comentem!

2 comentários:

  1. Eu acho muito importante cuidar e defender associações desse tipo, ainda mais agora que estamos por dentro do trabalho delas, né irmã?! Ótima qualidade do post, parabéns. Ótimo final de semana pra ti ;* http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. com certeza irmã, temos sim que defender as instituições que cuidam de verdade dos que precisam!
    é sim estamos por dentro e vamos ajudar sempre!

    lindo fds pra vc tmb irmã!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por visitar meu blog! deixe sua sugestão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...