Esportes e Exercicios na Gestação

Olá amores,
hoje venho pra falar sobre um assunto que interessa a maioria das mulheres...
GRAVIDEZ!
E junto com esse estado de graça, também chegam as duvidas, não é mesmo?
Bom, eu pratico esporte, pra ser mais especifica eu pratico capoeira, sou aluna formada da
Associação de Capoeira Beira Mar, e como eu imagino que muitas mulheres tem
duvidas sobre o que pode ou não pode se fazer durante a gravidez...
Qual melhor exercicio, melhor esporte, se existem restrições.. enfim, vamos ver agora no
post que está chegando fresquinho pra vcs!
Espero que gostem e que de alguma forma sirva para exclarecer algumas duvidas.
                                               


Será que existe algo que pode ajudar as grávidas a controlar o peso, diminuir as dores na coluna, preparar o corpo para o parto, equilibrar a pressão e, além disso tudo, proporcionar prazer? Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que sim: atividades físicas.
Diferente do que algumas pessoas imaginam, não existe contraindicação aos exercícios, a não ser em caso específicos, como nas gestações de risco. Caso contrário, movimentar o corpo e praticar uma modalidade esportiva, com as orientações certas, ajudam tanto as mulheres como os bebês.
Segundo Raul Santo de Oliveira, fisiologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as atividades físicas são indicadas para as mulheres acostumadas a exercícios e também para as mais sendentárias.
- Os exercícios são importantes para que elas se preparem melhor para o parto e para que tenham maior controle sobre o organismo.
O fisiologista afirma que os exercícios servem para amenizar tradicionais consequências da gestação, como o ganho excessivo de peso, ansiedade, varizes e dores na coluna.
- Ela vai ter todas essas consequência, mas, sem exercícios físicos, ela poderá ter uma condição pior de saúde. Se praticar as modalidades, vai também evitar problemas nas articulações e o desequilíbrio da pressão arterial e do índice de glicemia. 
A professora de Educação Física Claudia Goulart, da UnB (Universidade de Brasileira), reforça que os exercícios não devem ser praticados apenas por causa da saúde, mas também por causa do prazer que as mulheres sentem durante as atividades.
- Gravidez é um estado bonito da mulher. Ela está gerando um outro ser, e tudo o que ela fizer o feto também vai receber.
 As atividades devem ser de intensidade leve a moderada
De acordo com Oliveira, as atividades físicas devem ser de leve a moderada durante toda a gestação.
- São os exercícios realizados um pouco acima do nível de repouso, em que há conforto para a mulher e ela não fica ofegante.
Quando a grávida exagera no exercício e aumenta o calor do corpo, ela produz ácido lático, segundo o médico, o que não é bom para o bebê.
Como exemplo de exercícios recomendados, o médico cita caminhadas leves, de 15 minutos, com intervalo de 5 minutos. Ou ainda hidroginástica, alongamentos e atividades de flexibilidade.
- Todas as modalidades de impacto são contraindicadas, como basquete, tênis, futebol e ciclismo.
A professora Claudia aconselha até a musculação para as grávidas, mas desde que em baixa intensidade, com acompanhamento profissional, e somente após o terceiro mês de gestação, que é o período mais delicado, quando o bebê está em formação.
- O ideal é combinar exercícios aeróbios com alongamento, principalmente trabalhos com quadril, para preparar o corpo para o parto. Mas sempre praticar atividades que as façam sentir prazer. Elas podem nadar, caminhar e até fazer dança de salão. Isso vai trazer mais oxigenação para elas e para os bebês.
Mas Claudia alerta: em caso de qualquer sangramento, seja antes ou depois do parto, as gestantes precisam parar imediatamente a atividade física e procurar um médico.
Antes da gravidez e depois do parto
Após o parto, as grávidas precisam continuar os exercícios físicos para a recuperação do corpo e também para a auto-estima. Mas, segundo Oliveira, isso vai depender também do tipo de parto que for realizado.
- Se o parto for normal, em uma semana ela já estará fazendo exercícios. Mas se for cesárea, essa recuperação vai levar mais tempo.
O médico afirma que as atividades devem continuar com intensidade baixa e que as mulheres não devem pensar em ganho de performance, senão, até o leite pode ficar comprometido.
Além disso, a professora de Educação Física recomenda que as mulheres comecem a preparar o corpo desde antes de ficarem grávidas, já que muitas delas têm hoje o costume de planejar a época da gestação.
Fonte: R7.com
Esportes:
Atualmente recomenda-se a prática de esportes durante a gravidez como forma de aumentar o bem-estar e também evitar alguns dos problemas típicos desses nove meses, como a dor nas costas das gestantes, por exemplo.
Capoeira:
Natação:
Academia:
Pilates:
Yoga:
Surf:
Enfim, com a orientação de seu Médico vemos que nada é realmente proibido,Apenas é dosado!
exercicios fisicos e esportes fazem bem sim para você e seu filho!
Espero que tenham gostado, ate a proxima!
bjo*




Um comentário:

  1. Amei seu blog! Já estou seguindo *-*
    Bj linda!
    http://ohcabelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por visitar meu blog! deixe sua sugestão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...